Coordenação Curso Educação Física2012

COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPA 2012/2014. PROFESSORA DOUTORA MARTA GENU.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

CEDF 2014!!!! A céu aberto em grandes mares



JUNTOS!!! Para o enfrentamento dos desafios e usufruto das conquistas. A coordenação CEDF/UEPA  agradece aos alunos, funcionários, docentes, egressos e gestão UEPA pelo exercício e força na condução das atividades em 2013 e convida para um 2014 a céu aberto e grandes mares porque juntos podemos vencer os desafios do cotidiano e desenvolver ações que consolidem o CEDF e a UEPA em direção a novos horizontes. 
Feliz 2014!!!!!


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CARTA AOS FORMANDOS CEDF/UEPA 2013


Caríssimos, após quatro anos de formação inicial, saúdo vocês com esta carta, mesmo em desuso, a carta traz em si a mensagem que quer se firmar na memória permanente, para além da memória rápida que se faz presente agora nessa incursão dos últimos quatro anos. Convido a todos a ativar o sistema cognitivo e evocar situações vividas, eternas aprendizagens.
Ser Professor, não é ter título, é ter atitude! Ser Doutor, não é ter título, é ter competência! O título recebido agora é a formalidade e o símbolo de uma formação inicial, porque o conhecimento é construído ao longo da vida e em cada uma das fases pelas quais passamos. Somos permanente construção!
Da educação doméstica - com os hábitos do cotidiano da casa, horários e valores cultivados junto a família, hábitos como: o almoço de domingo, o cumprimentar quando se chega ou quando se sai de casa, a conversa sobre a vida quando a noite chega ou pela manhã durante o café, e que estão sendo subsumidos em muitos lares, resultado da transição por que passa a sociedade e a forma de relação humana e social, - a instrução escolar que perdeu a característica clássica e tradicional em que já não há mais o ditado ou a tabuada, e que se faz em metodologia ativa e por evidências, porque é característica da educação contemporânea a autonomia didática por vezes não apropriada pelo professor.
Ser professor é reunir esses elementos histórico-sociais e os específicos da área, e fazer a leitura da sociedade na sua totalidade. Perceber as dimensões humanas: política, afetiva, cognitiva e social, e de posse desse conhecimento intervir em cada grupo singular. Isto é atitude.
Atitude é saber usar o conhecimento acumulado de acordo com a realidade apresentada a partir dos valores incorporados na educação que se inicia em casa e se estende à escola e a universidade. É distanciar-se do cotidiano e a partir de parâmetros pensar a sociedade. A atitude é a expressão do conhecimento acumulado e elaborado com os valores que incluem caráter, respeito, solidariedade, e resulta em competência.
Portanto, a competência é resultante da apropriação de conhecimento, da experiência e do uso de valores construídos. Contudo, quero ressaltar que essa é uma fase do ciclo da vida que lhes confere titularidade hoje e a ela deve ser somada a atitude e a competência para ter valor social e humano.
Ao longo desses quatro anos, acumularam e experimentaram conhecimento e sentimento que transitam entre conceitos e estados da condição humana que vão desde a avareza, a ira, a inveja, a preguiça, até a vaidade. São próprios da condição humana e instintos a controlar.
Com quantos avarentos nos deparamos no ambiente acadêmico, apegados a tudo que é material e afastados do convívio humano; ou a ira que muito vimos e ainda veremos com o descontrole da raiva e que tem ao seu lado o sentimento de vingança. Convivemos com a inveja sem nos valorizar quando nos projetamos no outro; ou a preguiça com a aversão ao que nos faz crescer, porque só crescemos com a aprendizagem social. E por fim, a vaidade ou soberba. Está ao lado das conquistas pessoais e dela devemos cuidar. As conquistas são para dividir com aqueles que contribuíram, os pais, a família, os professores, os amigos, são universais e por muitas vezes já foram conquistadas anteriormente por muitos outros.
Na condição de professor, é necessário tratar esses conceitos com o parâmetro construído na educação doméstica e instrucional transformando uma condição inicial e dada realidade adversas em condição digna de vida em sociedade menos vulnerável e de mais direito cidadão.
Temos no grupo que recebe o grau hoje formandos que já acumulam experiência como professor da Educação Básica, os que já estão orientando nas academias de ginástica, os que fazem formação político-partidária, aqueles que como em turmas anteriores socializaram trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais; acadêmicos que se destacam pelo desempenho meritocrático do CRPL- Coeficiente de Rendimento por Período Letivo somado a permanência e continuidade dos estudos nos semestres consecutivos.
Esse cenário de hoje se repete a cada semestre, mas se faz novo para cada um pela história que estão construindo. Com isso quero ressaltar que todos fazemos história e com roteiros muito próximos e em condições humanas que podem nos levar a mudança pessoal e social. Lutemos por isso, por conquistas pessoais que sirvam a sociedade e nos tornem cidadãos com controle dos pecados capitais, guardando na memória permanente o compromisso firmado nas palavras do juramento.
É a competência em fazê-lo que resulta em atitude. Ser professor é uma atitude!
Belém, 16 de dezembro de 2013
Marta Genú

domingo, 8 de dezembro de 2013

O ciclo se fecha e o ano se encerra!

Rosana e Lena do NUPEP/CEDF/UEPA
Aproxima-se o final do período letivo e o início das festas de Formatura, Natal e Final de Ano. O CEDF esteve na organização da Semana da Saúde sob a coordenação da Direção CCBS e contribuição efetiva das Profª Gláucia Kaneko e Rosani Oliveira; realizou o Seminário de Defesa de TCC que em Belém esteve sob a coordenação da Prof.ª Eliane Aguiar e dedicação dos funcionários do NUPEP (Rosana, Lena, Paulo e Rosângela) com a defesa de mais de 80 trabalhos com temáticas nos diferentes campos de intervenção do professor, o que evidencia a competência na formação inicial. A formatura será dia 16 de dezembro no Computer Hall na Rua Antônio Barreto.
Apresentação de Evelyze, Carla e Lucy na Semana da Saúde




O CEDF também teve os relatórios de PIBIC socializados no Seminário de Integração Científica promovido pela PROPESP/UEPA.
E caminha no processo de avaliação de disciplinas que se encerra dia 20 de dezembro com o final do período letivo, MAS ainda não encerramos o final do ano! O CEDF se prepara para as festas de Natal do Campus III, culminância dos grupos de pesquisa e festa dos funcionários do CCBS.

Com espírito de missão que vai sendo cumprida convidamos toda a comunidade para os trabalhos de final de período letivo, planejamento de 2014 que se inicia com as aulas do PARFOR e para as celebrações de final de ano!!!!!
Árvore Acadêmica: frutos de leitura, estudos e produção.





terça-feira, 3 de dezembro de 2013

HORA DE MOSTRAR A PRODUÇÃO: defesa de TCC.


Formação Inicial se fecha em ciclo vitorioso e acadêmicos em festa caminham para a intervenção profissional. A Coordenação CEDF parabeniza os colandos 2013.2 e seus familiares.
Sonho materializado!!!!!



sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CHAMADA GERAL: discussão do PPP continua!

Convocamos acadêmicos, professores, funcionários e egressos para juntos com os representantes da Comissão de Reformulação nos cinco Campi da UEPA discutir e sistematizar as demandas e propósitos para a 1ª reunião de 2014.
A reunião  da COMISSÃO será PRESENCIAL em Belém e os membros devem trazer as propostas de cada Campus. A coordenação CEDF está aguardando a confirmação dos representantes, para viabilizar passagens e ajuda de custo, de:
Altamira: 02 professores e 02 estudantes
Conceição do Araguaia: 02 professores e 02 estudantes
Santarém: 02 professores e 02 estudantes
Tucuruí: 02 professores e 02 estudantes
Já está circulando entre a Comissão a melhor data entre janeiro e fevereiro de 2014.
Comunidade essa é a hora e espaço certos para coletivamente reformularmos o CEDF.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

QUALIFICAÇÃO E FORMAÇÃO: aproximação com a Bélgica

Iniciamos novembro com o acompanhamento das obras no Campus III, com o encaminhamento das deliberações da reunião com Coordenadores Adjuntos dos campi (ocorrida em setembro em Santarém) e, entre as frentes de trabalho, com a visita e conversa inicial com o Reitor Paul Knop da Universidade de Bruxelas/ Bélgica para trabalho de cooperação acadêmico- científica.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

15 DE OUTUBRO E 186 ANOS DE DECRETO IMPERIAL

Continuamos na luta para colocar em vigor o decreto de D. Pedro I datado de 15 de outubro de 1827 e que garante a educação elementar no Brasil e já tratava das condições de trabalho do professor. O Imperador, com visão geral e concepção de educação inovadora, preocupou-se, há 186 anos atrás, com o que até hoje buscamos: a descentralização do ensino, o salário dos professores,  O conhecimento básico que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.
Neste histórico 15 de outubro, dedicado aos professores, o feriado para a categoria é dia de congraçamento e análise dos rumos da educação na sociedade. Congratulações aos que estão na lida e na condição de ser Professor. 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CEDF e o período de Nazaré

O Curso de Ed. Física do Campus III - Belém informa que funciona nessa sexta-feira dia 11//10/2013 até ao meio-dia e retorna com as atividades acadêmicas somente no dia 16 de outubro em face das festividades do Círio de Nazaré seguidas do Dia do Professor em 15 de outubro.
Saudamos a Comunidade Acadêmica e a Sociedade Paraense, nesse período histórico que une o povo paraense com o sentimento de pertença que há mais de 200 anos conta a história de um povo que luta com fé e nunca perde a esperança.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CHAMADA PARA EGRESSOS

Uepa abre inscrições para o Prêmio Melhor TCC de 2012

Os candidatos devem realizar sua inscrição por meio do site http://www3.uepa.br/melhortcc/ entre os dias 3 e 17 de outubro. Para participar, o Trabalho de Conclusão de Curso deve ter sido apresentado e aprovado por concluintes dos Cursos da Uepa no ano letivo de 2012.

domingo, 6 de outubro de 2013

FORMAÇÃO NO CEDF: O QUE DIZ O PPP E O QUE SE APRENDE. Continua a Reformulação

Mesa Redonda Base Legal sobre a Formação em Ed. Física
1º/10/2013
Após a primeira apreciação sobre a base legal da Formação em Ed. Física, assunto que não está esgotado, e que continua por todo o processo. A Coordenação do CEDF propõe à Comissão de Reformulação e Comunidade em geral o levantamento da aplicabilidade do PPP vigente e implicações da formação no CEDF. Nesta fase, proposta para até a segunda quinzena de novembro, serão levantados dados sobre o que está prescrito no PPP e o que é implantado, sobre a aplicabilidade das ementas disciplinares, organização do conhecimento nos planos de ensino, sistematização das metodologias adotadas, infraestrutura, produção docente e discente, práticas pedagógicas.
Os egressos terão papel importante também nesta fase, e a hora é de refletir sobre a aplicabilidade do TCC no campo de atuação - pressupondo-se que trabalhos de conclusão de curso exitosos revelam preparo para o campo de ação eleito pelos acadêmicos - agora como professores em início de profissionalização. Muito há o que se discutir e qualificar na formação do PPP do CEDF. Fica a chamada geral!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

REFORMULAÇÃO NO PPP/CEDF: em discussão a base legal da formação em Ed. Física

Neste dia 1º de outubro de 9h às 12h a comunidade do CEDF, e interessados, aprecia a base legal da formação em Ed. Física com a participação dos representantes jurídicos do Conselho Estadual de Educação, UEPA, CONFEF, SINTEPP. A atividade faz parte do processo de reformulação do Projeto Político Pedagógico do CEDF/UEPA.
A Mesa Redonda tem entrada livre e será transmitida em web conferência para Tucuruí, Santarém, Conceição do Araguaia e Altamira.
Local: Auditório da UEAFTO/CCBS no Campus II da UEPA na Trav. Perebebuí com Almirante Barroso.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

FORMAÇÃO EM SERVIÇO/ DIÁLOGOS ENSINOAPRENDIZAGEM

                                     PALESTRANTE: Svend Kristian Noe Thomassen
                          Coordenador de Esporte, Lazer e Ginástica para todos na Dinamarca.

PERÍODO: 09 a 12 de setembro de 2013.
09/09/2013 – Belém: Workshop de Ginástica
10/09/2013 – Belém: Workshop de Ginástica
11/09/2013 – Santarém: Workshop de Ginástica
12/09/2013 – Santarém Workshop de Ginástica
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UEPA

Workshop de Ginástica
Dia 09/09/2013
Horário: 9h às 12h
Local: Quadra Externa
Público Alvo: Alunos do CEDF/UEPA (inscrição gratuita no PROTOCOLO / CEDF (horário
de expediente)
Bate papo com os professores do CEDF/UEPA
Tema: “O trato com o conhecimento ESPORTE na organização
social dinamarquesa: aproximação com o Brasil”
Dia: 09/09/2013
Horário: 17h
Local: Auditório do CEDF
Público alvo: Professores do DAC e DEDES
Workshop de Ginástica
Dia: 10/09/2013
Horário: 16h às 19h
Local: Quadra externa
Público Alvo: Alunos do CEDF/UEPA
______________________________
Realização: CEDF / DAC / DEDES
Apoio: UEPA / CCBS / CEDF Governo
Dinamarquês SESC/
SP Unicamp

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Saudação aos novos Professores de Ed. Física CEDF/UEPA 2013.2

Fonte: jaisseuneb.blogspot.com 
Estamos em crise. E como corpo que arde em febre, em sinal de alerta, estamos em permanente estado de vigilância. No entanto, é na crise que transformamos situações latentes. O desequilíbrio, a exemplo do equilibrista, precede a mudança de posição, de situação.
É na expectativa da mudança e do avanço, como no deslocamento do ginasta na trave, que saúdo os formandos do CEDF/UEPA turmas de 2013.2: 8º B/Manhã, 8º E/Tarde e 8º G/ Noite, esta última turma com os três melhores desempenhos acadêmicos no último semestre, isto é, com os melhores CRPL- Coeficiente de Resultado por Período Letivo.
Saudar os formandos nesse momento mágico entre o tempo árduo dos últimos seis meses de finalização do curso e a expectativa do ciclo que se inicia é potencializar a magia e tratar as questões cotidianas com poesia. Dessa forma, uso, por analogia a linguagem mágica do cinema no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” que expressa a conjuntura da formação institucional atrelada a formação humana com todas as vicissitudes, isto é, a continuação das coisas que se seguem, a sequência de mudanças ou transformações e ao mesmo tempo as circunstâncias consideradas contrárias e desfavoráveis, a instabilidade.
Sabemos em que circunstâncias vivemos numa sociedade em que valores e virtudes estão em transição e que o processo de hominização se afasta dos valores tradicionais e ao mesmo tempo não se inaugura um código de convivência em que se garanta o humano do homem: o respeito, a ética, o direito, o amor e a felicidade.
Portanto,

Se por um lado, você sai da formação inicial orgulhoso do novo status, por outro lado “quando você pensa que conhece alguma coisa, você tem que olhar de outra forma. Mesmo que pareça bobo ou errado, você deve tentar!” (http://kdfrases.com, 2013).
E para tanto, é preciso rever as aprendizagens, desconstruir as metodologias vividas, refletir sobre as práticas propostas nas aulas, reformatar os planos. O processo de transformação também está na ação crítica e responsável de novos professores que ao longo de quatro anos identificaram lacunas, observaram fraquezas, registraram ausência de toda ordem: de falta de conteúdo, de falta de material e de falta de compromisso. “O que quer que digam, palavras e idéias podem mudar o mundo. (http://kdfrases.com, 2013)
Com o espirito de transformação é preciso se alimentar das aprendizagens responsáveis e propositivas e certa de que, como no objetivo do filme, ao confrontar o modelo conservador e o progressista de educação, creio que educar é um processo maiêutico, de questionamentos e busca de respostas,  de levar o discente a descobrir a verdade que se encontra dentro de si e que, tudo passa, para sempre tudo se acaba, de modo que nada é mais importante do que refletir a vida, as paixões, os amores, tudo o que nos humaniza. 
A busca do homem, na sua essência é o poder, pensa que assim garante sua realização e felicidade. No entanto,
A história da filosofia prova muito bem que todo pensamento elaborado não teve outro objetivo que não fosse a felicidade. Por exemplo: Platão quando enfatizou a necessidade do ser humano em permear no sentido da epistéme, acreditava que ao alcançá-la, chegaria à felicidade; os liberais ao proporem o liberalismo como modelo político ideal, também entendiam que era a melhor maneira do homem encontrar a sua felicidade; Karl Marx ao propor o comunismo, acreditava ser o modelo político ideal para que o homem encontre sua felicidade, em virtude da supressão das classes, da propriedade privada, e, consequentemente da exploração do homem pelo homem.

            Considero que a felicidade, porque a materialização de nossa prática sobre a realidade, é a intervenção no mundo, é por essa ação que realizaremos a transformação.

“Carpe diem. Aproveitem o dia. Façam suas vidas serem extraordinárias.”  (http://kdfrases.com, 2013).


Belém, 28 de agosto de 2013
Marta Genú

domingo, 25 de agosto de 2013

SEMESTRE INICIA COM AVALIAÇÃO, PLANEJAMENTO E AÇÃO

Iniciamos agosto com atenção e em estado de vigilância sempre! O CEDF esteve no CONBRACE em Brasília com docentes e discentes apresentando a produção e participando efetivamente da construção da comunidade da área tanto na organização com os acadêmicos na monitoria e docentes nos GTT como na apresentação de trabalhos científicos. Realizamos a aula inaugural da Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal proferida pela Dr.ª Elza Peixoto (UFBA).
MONITORIA NO CONBRACE 2013
Fizemos a formação docente com  consultoria da Professora Elza.
Aula Inaugural da Especialização 
VISITA DO REITOR E EMPRESA CONSTRUTORA
Recebemos a visita do Reitor na "Conversa com o Reitor" e discutimos sobre o andamento da reforma do Campus III e estratégias para viabilizar a obra de forma eficaz com articulação com a SEDUC, NEL, SEOP e COB, dada a complexidade da ação. 
As ações junto aos três segmentos: funcionários, acadêmicos e docentes são acompanhadas no cotidiano com  o estudo permanente de soluções tanto para a permanência do estudante na universidade quanto a presença do professor em sala de aula, e no trabalho junto ao administrativo e gestão superior para viabilizar as melhoras que devem acontecer num curso que faz estória nos cinco campi em que é ofertado.
FORMAÇÃO DOCENTE



Reunião virtual da Comissão de Reformulação do PPP
 Realizamos a 3ª reunião virtual da Comissão de Reformulação do PPP com agendamento de Mesa Redonda sobre a Base Legal da Formação em Ed. Física para 1º outubro.
Na oportunidade a comunidade CEDF poderá dialogar com o MEC, Conselho Estadual de Educação, CONFEF, Ministério Público, SINTEPP e MNCR, todos representados pelo seu Jurídico, o que garante o debate legal e acadêmico.
Estamos com o 2º Encontro de Coordenação Adjunta do CEDF marcado para 26 a 28 de setembro em Santarém para avaliar o desenvolvimento das atividades e estabelecer estratégias para as fragilidades de infra-estrutura, metodologia docente e condições efetivas de trabalho.
Continuamos firmes e abertos ao diálogo sério, honesto e propositivo para amenizar os problemas e alavancar a expansão que só pode ser planejada com a resolução de questões essenciais para a transformação.
Comunidade interconectada e dialogada é comunidade forte!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FINAL DE FÉRIAS, INÍCIO DE PRODUÇÃO!!!!!! Aulas retornam dia 5 de agosto

Depois de pausa para respirar, dançar, descansar, viajar, retomamos o ano letivo nesse dia 5 de agosto com os horários publicados nos campi. Esse semestre temos o CONBRACE em Brasília de 02 a 07 de agosto, o EBEM em Goiânia de 27 a 30 agosto, o CIECA em Santarém de de 26 a 28 de setembro, o ENEEF em Vitória, o Colóquio Paulo Freire em Recife em novembro e muitos outros eventos em que o CEDF estará representado com apresentação de trabalhos e participação de membros da comunidade acadêmica.
É hora da produção de conhecimento, de cultura, de novas amizades e laços afetivos.
Hora de efetivar projetos, sonhos e desejos.
Bom retorno a todos!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

ESPECIALIZAÇÃO GRATUITA: edital aberto para 16 vagas remanescentes

A Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal tem aula inaugural no dia 09 de agosto às 18:30 proferida pela Dr. ª Elza Peixoto (FACED/UFBA) que pesquisa a Formação, práticas e políticas em educação física, esportes e lazer e  o  Marxismo, História, Trabalho e Educação. Para tanto, a coordenação do Curso lançou hoje Edital para preenchimento das 16 vagas remanescentes da primeira seleção. AS inscrições encerram dia 18 de julho ás 13h. no protocolo do CEDF Campus III na Av. João Paulo II, 817. 
Para saber mais consulte o site www.uepa.br

quinta-feira, 27 de junho de 2013

FÉRIAS!!!!!! HORÁRIO E FUNCIONAMENTO DO CEDF

daninamewordpress.com

30 dias para desacelerar! Mudar o ritmo das atividades diárias, finalizar trabalhos e relatórios, arrumar a vida, organizar agenda, ler um bom livro, ir ao cinema, pegar praia, dormir!
Nas férias é possível com a mudança do dia a dia fazer coisas com mais tranquilidade e prazer!
Nesse mês de julho o Campus III e CEDF funcionam também com outro ritmo:
Os setores vinculados as atividades de ensino funcionam de 8h às 13h e a Coordenação e CRCA prestam atendimento externo às 3ª e 5ª feiras; funcionarão de 8h às 18h a CAD, o Protocolo, o LABINF, a Biblioteca; o NUPEP fará atendimento somente de 15  a 30 e no horário de 8h às 13h.
Hora do ócio...criativo!!??? Boas Férias

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A RUA É DO POVO. FESTAS: TCC, JUNINA E FINAL DE SEMESTRE

http://destinolivre.files.wordpress.com/2013/04/festa-junina.jpg

Em meio às manifestações internacionais por condições dignas de vida e contra as ações que oprimem e saqueiam os direitos da população, o Brasil se movimenta e grita a causa justa em protesto organizado que agrega, solidariza e o povo em várias capitais, é a festa popular dos direitos ameaçados ao longo da história e promovida pelos cidadãos brasileiros. Nesse tempo de festa vemos o CEDF representado e indo para a rua.
Estamos em festa também com os formandos que expressam sua produção na defesa do Trabalho de Conclusão de Curso que é a materialização do ciclo que se fecha na formação inicial.
O CEDF também realiza as festas juninas com o movimento e organização de todas as categorias: acadêmicos, professores, funcionários, convênios e comunidade externa, e em todos os campi.

terça-feira, 11 de junho de 2013

RELAÇÃO DE ACADÊMICOS PARA ATIVIDADES NA BRINQUEDOTECA JOANA D'ARC CAMPUS III

Segue relação de acadêmicos selecionados para atividades complementares na Brinquedoteca:
1- Aerlon Bezerra Mendonça
2- Tainá Saraiva dos Santos
3- Leon Cláudio Pinheiro Leal
4- Bruno Graziane de Jesus Santos
5- Edson de Jesus  S. Barra
6- Fabiana Oliveira dos Santos
7- Ingrid Martins do Vale
8- Jéssica Oliveira Castro
9- Wallacy Rodrigo da Costa
10- Taynara Caroline da Silva Lima
11- Mariana Quaresma Ferreira
12- Otávio Matheus Miranda Corrêa

A carga horária é de 40 horas com atividades extensivas á comunidade.

1 ANO DE GESTÃO E OUTRAS AÇÕES

Dia 06  a gestão CEDF 2012-1014 prestou contas sobre as ações desenvolvidas e refletiu sobre a finalidade da universidade:

As funções da Universidade: a produção do conhecimento; o contexto político-econômico e social;
As tensões docentes: ser docente pesquisador; ser pesquisador docente; ser gestor – a complexidade no desenvolvimento social, intelectual, institucional.

A UNIVERSIDADE QUE CRESCE JUNTA = DIMENSÃO CULTURAL (produzir conhecimento e transformar a realidade)
Coordenação CEDF: Marta Genú
Coordenação CEDF/PARFOR: Aníbal Brito Neto
Coordenações Adjuntas:
                      ATM: Laíne Monteiro
                      CDA: Vivarlene
                       STM: Alesandra Cabreira
                       TUR: Olavo Rocha
Coordenação TCC: Eliane
Coordenação Estágio: Zaira
NUPEP: Acácio e Adnelson.
Cultural: Sol

Cerimonial e Eventos: Luciana

Estudos como de Zabalza (2004), revelam que, atualmente, podem ser atribuídas pelo menos três funções aos docentes universitários: o ensio,   a pesquisa, a administração. O que gera tensões quanto à compatibilidade de tais funções no contexto da profissionalização (afasta da finalidade docente) e da indissociabilidade universitária (reúne ações docentes) junto  a comunidade acadêmica (funcionários, estudantes e professores).   No entanto, estamos trabalhando essas tensões de forma compartilhada o que permite alavancar outras ações:
Especialização gratuita
Revisão da Resolução de TCC e At. Complementares
Formação continuada da comunidade
Vivências coletivas  nas dimensões da cultura
Gestão itinerante com participação efetiva em ações de todos os campi. 




terça-feira, 28 de maio de 2013

I SEMINÁRIO DE PESQUISA ALTAMIRA


Mesa de Abertura
Coreografia Raízes










 Sob a Coordenação Adjunta da Prof.ª  Laine Rocha Moreira o CEDF/Altamira realizou o Seminário de Pesquisa que teve na programação a Mesa Redonda "Produção do Conhecimento na Universidade", as oficinas e a qualificação da turma 2010. Parabéns a comunidade que com organização e apoio do Coordenador do Campus IX Prof. Gileno Edu, realizou com êxito o evento.
Comissão organizadora: acadêmicos 2010


Oficina metodologia do Ensino da Ed. Física

Oficina Metodologia do Ensino do Esporte


Abertura Oficial
Vista geral: 100 participantes!!!!!

terça-feira, 21 de maio de 2013

PPP CEDF : 2ª REUNIÃO VIRTUAL E NOVA COMISSÃO


O colegiado do CEDF deliberou em reunião desse dia 20 de maio a nova composição da comissão, ingressando mais um docente dos departamentos específicos da área de formação (DAC e DEDES) e mais dois discentes do campus  Belém na mesma proporção. Para os campi mais um docente de departamento que ainda não estava representado e um discente na mesma proporção. Assim distribuídos:
COMISSÃO DE REFORMULAÇÃO PPP:
Presidente da comissão: coordenação do CEDF
DAC: 03 docentes
DEDES: 03 docentes
Campus Belém: 06 discentes
Altamira, Conceição do Araguaia, Santarém e Tucuruí: 01 docente DAC, 01 docente DEDES e 02 discentes
Assessoria pedagógica: 01
Deptos CCBS: 01
Deptos CCSE: 01
TOTAL da COMISSÃO : 32
 membros (16 na capital e 16  interioriorizados).
A segunda reunião da comissão será dia 22 de maio de 9h as 11h na sala do Telessaúde do Campus II. A reunião é virtual e aberta. Todos os presentes tem direito a voz e os membros da comissão votam os encaminhamentos.

BRINQUEDOTECA CEDF SELECIONA MONITORIA COM AT. COMPLEMENTAR 60 HORAS





A Brinquedoteca do CEDF está com inscrição aberta no protocolo do Campus III para seleção de monitor extensionista com realização de atividade complementar e carga horária de 60 horas para jornada de 4 horas diárias no período de 27 de maio a 28 de junho.
A atividade consiste em acompanhar e monitorar o atendimento de crianças na brinquedoteca e de acordo com o plano de trabalho já elaborado.
A solicitação de participação deve ser via protocolo do campus III e melhores informações devem ser colhidas com a Luciana Mescouto turismóloga da Brinquedoteca. Podem solicitar inscrições acadêmicos da Pedagogia, Terapia Ocupacional e Educação Física.

domingo, 19 de maio de 2013

ESTAÇÃO CONEXÃO CEDF/UEPA



Inaugurado no dia 17 de maio, o espaço de convivência criado no Hall da escada do 2.º piso do bloco de salas de aula do campus III, se destina a navegação na internet em zona WiFi livre e gratuita a partir do celular, note book e tablet. Nesse espaço a comunidade pode fazer pesquisas, reunir para trabalho em grupo ou estudo individual, leitura e até jogar xadrez. Estudamos a possibilidade de disponibilizar um PC para visualização expressa (máximo de 15 minutos por consulta) de e-mails e buscas virtuais. É possível fazer leituras nos livros em exposição pelo livreiro Sr. Madson que também faz pedidos por encomenda.
Seguimos com a comunidade interconectada e
a gestão compartilhada com discentes, docentes e funcionários e parceiros que trabalham  com o CEDF.

terça-feira, 14 de maio de 2013

ESPECIALIZAÇÃO GRATUITA: I CURSO DE PEDAGOGIA DA CULTURA CORPORAL

Prestes a completar 01 ano de gestão cumprimos mais um compromisso: estão abertas as inscrições para a Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal, para saber mais consulte : http://www.uepa.br/portal/ascom/ler_detalhe.php?id_noticia=1862185
As aulas iniciam em agosto, mas o processo seletivo se inicia logo após as inscrições que estão abertas a partir de hoje, dia 14 maio. Sob a coordenação do Prof. Aníbal Brito, o corpo docente é todo local. O curso acontece em Belém e já está em planejamento e trâmite a oferta nos demais campi da UEPA onde o CEDF é ofertado.
Continuamos na luta e sempre em estado de vigília

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O QUE DIZER NOS 43 ANOS DE CEDF


Neste 11 de maio, posso dizer sobre o que vivi e vivo de CEDF, afinal, dos 43 nos de de criação do curso, são 25 anos  vivendo no entorno do CEDF. No mais, é ressaltar as relações humanas imbricadas em valores e sentimentos que se constroem num currículo oculto e que se materializam no dia a dia e implicam decisivamente na formação no CEDF:
"Entrei na Escola Superior de Educação Física do Pará (ESEFPA) sem saber exatamente o que iria viver. E aprender!
A frequência no curso, durante os três anos e meio, não me esclareceu muito a respeito dos grandes “engates” da EF, apesar de ter vivido momentos de grande satisfação e euforia e outros de muita revolta e indignação. Fui tratada ora como atleta ora como primeiranista de medicina.
Utilizo aqui, palavras do Prof. Vítor Marinho (1983) para expressar exatamente a inexatidão daquela época sobre a prioridade na Educação Física: a formação ou a padronização de corpos, a disciplina ou a vivência do coletivo na sua expressão mais singular, domesticar ou educar. E Marinho, já questionava a respeito de uma identidade para a Educação Física.
As discussões daquela altura são as mesmas de hoje, com a diferença que atualmente existem argumentações mais fundamentadas, maior número de profissionais engajados no debate nacional, sobre a revisão do referencial teórico da EF, do “corte epistemológico” na área, se é que houve um paradigma da EF e uma mudança concreta.
Sabe-se que a EF sofreu influências sócio-políticas e de várias áreas do conhecimento humano, considerando que a EF vive do que pede emprestado à Biologia, à Sociologia, Psicologia, Pedagogia, no entanto, nossos estudos[1] têm avançado com a acepção de que estamos numa área multidisciplinar.
                 O corpo de conhecimento da Educação Física como prática social se delimita na fronteira da área de humanas e biológicas. É preciso buscar múltiplos referenciais que permitam uma construção teórica e possibilitem a otimização da práxis, posteriormente, numa formação permanente ou continuada. Essa constatação já foi evidenciada em Aragão, Freitas e Monte (2006, p.42-48):
Iniciando o processo de conclusões preliminares da pesquisa: “A Educação Física no Foco das Ciências Humanas e das Ciências da Saúde: relatos da comunidade acadêmica do CEDF”. É possível destacar que a comunidade acadêmica do Curso de Educação Física não se apropriou das produções do conhecimento científico da década de 80. Bracht (1999) diz que a entrada mais decisiva das ciências sociais e humanas na área da EF, processo que tem vários determinantes, permitiu ou fez surgir uma análise crítica do paradigma da aptidão física. Mas esse viés encontra-se num movimento mais amplo que tem sido chamado de movimento renovador da EF brasileira na década de 1980. Isso permite compreender o porquê a concepção da comunidade acadêmica do Curso de Educação Física se encontra no viés da dicotomia Corpo / Mente.

Tanto Estudantes quanto professores e funcionários não compreendem que tipo de formação que o acadêmico irá ter ao final do curso. Existe uma problemática significativa o incipiente conhecimento da comunidade acadêmica quanto às diretrizes para a Educação Física e principalmente aos desdobramentos das legislações. Pois ao desconhecer essas resoluções desconhece-se também o tipo de formação que o MEC, pretende para a formação em Educação Física. Pode-se concluir também que o conhecimento sobre currículo e formação não é discutido nas aulas da graduação. Não existem nexos entre os blocos semestrais de disciplinas, fazendo com que haja uma distorção profunda na formação e incompreensão neste tipo de formação acadêmica. Esta falta de compreensão pode ser causada também pelas parcas pesquisas produzidas no Curso de Educação Física e pelo trato do conhecimento nas aulas não tendo como eixo norteador da disciplina a pesquisa. Essas conclusões preliminares vão ao encontro de uma análise central: não existe teoria do conhecimento definida que oriente a produção do conhecimento do curso de Educação Física e a prática pedagógica dos docentes.
         Logo, faz-se necessário, alguns apontamentos:
1-         Pesquisas tendo como objeto o Trabalho Docente;
2-             Reformulação do Curso de Educação Física com a participação de Toda a comunidade acadêmica;
3-         Organização do conhecimento através de Complexos Temáticos;
4-        Estudos e Pesquisas sobre a Licenciatura Ampliada;
5-        Política de Educação Continuada para Docentes do Curso de Educação Física;
6-        Incentivo a criação de Grupos de Pesquisas no curso de Educação Física."




[1] Em relatório PIBIC/CNPq de Emerson Duarte Monte e Rogério Gomes de Freitas. A Ed. Física no foco das Ciências da Saúde e Humanas: relatos da comunidade acadêmica do Curso de Ed. Física da UEPA. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade do Estado do Pará.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

COMEÇA A REFORMULAÇÃO DO PPP/CEDF

Hoje, dia 8 de maio foi instalada a Comissão de Reformulação do PPP, aprovada no Colegiado do CEDF e nomeada pela Direção do CCBS. Composta por membros indicados por seus pares, a comissão é responsável por mobilizar a comunidade e encaminhar os trabalhos. A primeira reunião virtual já indicou para o dia 22 de maio de 09h às 11h na Sala de Teleconferência do CCBS a próxima reunião, para apreciação do plano de trabalho, agenda e normas de funcionamento da comissão e dos trabalhos de reformulação. Durante todo o processo as reuniões serão ampliadas em que poderão participar interessados na temática. O processo requer acompanhamento, estudo, vivência e máxima participação da comunidade acadêmica.

sábado, 13 de abril de 2013

Qualidade de Vida e Responsabilidade Social

O CEDF/UEPA lançou hoje, dia 13 de abril, o Projeto UEPA Solidária: Ciclo de Palestras sobre Qualidade de Vida, em parceria com Professores e Pesquisadores da Log Educação. O projeto sem fins lucrativos reverte os alimentos doados na inscrição das atividades para grupos em vulnerabilidade social atendidos pela Log. Na contrapartida os participantes atualizam e aprofundam conhecimento e integralizam atividades complementares curriculares.



O projeto se desenvolve em ciclos de palestras e minicursos. Hoje ocorreram tres palestas: Nutrição, Suplementação e Qualidade de Vida. O próximo ciclo está agendado para junho com data a ser divulgada pelos coordenadores do projeto. Nas atividades de hoje participaram acadêmicos da UEPA, UFPA, ESAMAZ e ESMAC e egressos desses cursos. Essa formação inicial e continuada amplia o conhecimento na área, qualifica a intervenção profissional e agrega a categoria dos Professores de Ed. Física e outros profissionais da saúde.  

domingo, 7 de abril de 2013

Desafios a superar: CEDF em processo e aberto a escuta de demandas


PLANO ESTRATÉGICO PARA SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS E FRAGILIDADES
Condução da Gestão por Grupo de Trabalho junto a Coordenação e demais segmentos do campus III = Frentes de Trabalho
-1 Constituição de Comissão de Reformulação do PPP: instalação em abril, aguardando informes dos membros para definir melhor data, considerando que a primeira reunião será em teleconferência com a participação dos representantes dos cinco Campi;
2- Projeto de Formação Contínua de Recursos Humanos em parceria com os departamentos , Escola de Governo e demais agências promotoras: para os técnicos o cronograma está pronto. Sob a responsabilidade da Coordenação com palestras bimensais. Com os departamentos aguardando elaboração e proposição de convidados;
3- Reforma de espaço físico e captação de recursos externos para a pesquisa com incentivo a institucionalização e formação de lideranças tituladas: em andamento e articulação com professores pesquisadores;
4- Inserção de ação de estágio e atividade completar nos convênios com projetos sociais: tendo a frente o NUEX e Coordenação de Estágio, o projeto está tramitando para institucionalização. Estão sendo emanadas orientações a partir do contexto de cada campi. Projetos com atendimento à comunidade: Educação Física Inclusiva, Rscola de Esportes (NUEX), LERES e Brinquedoteca;
 5- Convênios com agentes intervenientes para fluxo financeiro dos projetos do Campus: ação desencadeada com a FADESP;
6- Programa de Gestão para atendimento ao egresso e ao corpo técnico administrativo nos diversos campi: Projeto em execução: Qualidade de vida no trabalho. Reuniões e eventos bimensais, projeto de especialização gratuita tramitando na gestão superior.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Passagem, Pessach, Pascua, Pasqua, Pâques,


Como ritual de passagem, que esses quatro dias de recolhimento sejam dias de estar, de pensar, de refletir, de analisar...para o amadurecimento, para a transformação.
Em qualquer língua, em qualquer credo, com toda a esperença que move para a intervenção, renovados e  em busca de um mundo com menos dor e mais alegria. 
www.redencaoplena.com.br
Feliz Páscoa!