Coordenação Curso Educação Física2012

COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPA 2012/2014. PROFESSORA DOUTORA MARTA GENU.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Saudação aos novos Professores de Ed. Física CEDF/UEPA 2013.2

Fonte: jaisseuneb.blogspot.com 
Estamos em crise. E como corpo que arde em febre, em sinal de alerta, estamos em permanente estado de vigilância. No entanto, é na crise que transformamos situações latentes. O desequilíbrio, a exemplo do equilibrista, precede a mudança de posição, de situação.
É na expectativa da mudança e do avanço, como no deslocamento do ginasta na trave, que saúdo os formandos do CEDF/UEPA turmas de 2013.2: 8º B/Manhã, 8º E/Tarde e 8º G/ Noite, esta última turma com os três melhores desempenhos acadêmicos no último semestre, isto é, com os melhores CRPL- Coeficiente de Resultado por Período Letivo.
Saudar os formandos nesse momento mágico entre o tempo árduo dos últimos seis meses de finalização do curso e a expectativa do ciclo que se inicia é potencializar a magia e tratar as questões cotidianas com poesia. Dessa forma, uso, por analogia a linguagem mágica do cinema no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” que expressa a conjuntura da formação institucional atrelada a formação humana com todas as vicissitudes, isto é, a continuação das coisas que se seguem, a sequência de mudanças ou transformações e ao mesmo tempo as circunstâncias consideradas contrárias e desfavoráveis, a instabilidade.
Sabemos em que circunstâncias vivemos numa sociedade em que valores e virtudes estão em transição e que o processo de hominização se afasta dos valores tradicionais e ao mesmo tempo não se inaugura um código de convivência em que se garanta o humano do homem: o respeito, a ética, o direito, o amor e a felicidade.
Portanto,

Se por um lado, você sai da formação inicial orgulhoso do novo status, por outro lado “quando você pensa que conhece alguma coisa, você tem que olhar de outra forma. Mesmo que pareça bobo ou errado, você deve tentar!” (http://kdfrases.com, 2013).
E para tanto, é preciso rever as aprendizagens, desconstruir as metodologias vividas, refletir sobre as práticas propostas nas aulas, reformatar os planos. O processo de transformação também está na ação crítica e responsável de novos professores que ao longo de quatro anos identificaram lacunas, observaram fraquezas, registraram ausência de toda ordem: de falta de conteúdo, de falta de material e de falta de compromisso. “O que quer que digam, palavras e idéias podem mudar o mundo. (http://kdfrases.com, 2013)
Com o espirito de transformação é preciso se alimentar das aprendizagens responsáveis e propositivas e certa de que, como no objetivo do filme, ao confrontar o modelo conservador e o progressista de educação, creio que educar é um processo maiêutico, de questionamentos e busca de respostas,  de levar o discente a descobrir a verdade que se encontra dentro de si e que, tudo passa, para sempre tudo se acaba, de modo que nada é mais importante do que refletir a vida, as paixões, os amores, tudo o que nos humaniza. 
A busca do homem, na sua essência é o poder, pensa que assim garante sua realização e felicidade. No entanto,
A história da filosofia prova muito bem que todo pensamento elaborado não teve outro objetivo que não fosse a felicidade. Por exemplo: Platão quando enfatizou a necessidade do ser humano em permear no sentido da epistéme, acreditava que ao alcançá-la, chegaria à felicidade; os liberais ao proporem o liberalismo como modelo político ideal, também entendiam que era a melhor maneira do homem encontrar a sua felicidade; Karl Marx ao propor o comunismo, acreditava ser o modelo político ideal para que o homem encontre sua felicidade, em virtude da supressão das classes, da propriedade privada, e, consequentemente da exploração do homem pelo homem.

            Considero que a felicidade, porque a materialização de nossa prática sobre a realidade, é a intervenção no mundo, é por essa ação que realizaremos a transformação.

“Carpe diem. Aproveitem o dia. Façam suas vidas serem extraordinárias.”  (http://kdfrases.com, 2013).


Belém, 28 de agosto de 2013
Marta Genú

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