MEMORIAL
MARTA
GENÚ SOARES
Após
18 anos de docência superior na Universidade do Estado do Pará se concretiza
uma meta inicial em minha carreira docente: a dedicação exclusiva com condições
efetivas para centrar atenção no ensino e na produção acadêmica. Por muitos
anos tive a franca concepção de que intervir em todos os níveis do ensino e em
instituições diferentes amplia o raio de propagação de conhecimento e troca de
experiências quando da convivência com grupos sociais e faixas etárias com
características e interesses diferentes, crença que ainda tenho, no entanto,
limita a produção atenta diferente de quando as atividades estão concentradas
em um único espaço e alocadas em carga horária suficiente para a ação de
qualidade.
Iniciei
a carreira de professora, após a rica experiência frente às contradições da
área na condição de estagiária em academia, como professora da Educação
Infantil e nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Lar de
Maria e ali tomei consciência da realidade concreta do chão da escola pública. Vi,
em aula para a educação infantil, o encantamento na descoberta de “comer com
pauzinho” e coordenei pela primeira vez, os jogos escolares internos, numa ação
coletiva de construção desde a organização das equipes, lanche, aquisição de
equipamento sonoro e uniforme. Aquele de fato foi um projeto coletivo com a
colaboração da direção, professores, funcionários, alunos e pais. Foi quando
investi na concepção da educação compartilhada e também fiz a Especialização em
Educação Física na Pré-Escola sob orientação da Prof.ª Odinéia Telles de
Figueiredo.
A
partir dessa experiência atuei em turmas do quinto ao nono ano do Fundamental
em Belém e em Manaus o que me conferiu a noção da diversidade cultural
amazônica e o contato com atividades de inclusão e responsabilidade com
crianças em vulnerabilidade social, nessa lida me deparei com a fome, com as
doenças advindas da falta de saneamento básico e cuidados com a saúde. E
aprendi sobre “leiloar a língua do boi”.
No
Mestrado em Educação cursado na Universidade Metodista de Piracicaba sob a
orientação do filósofo Dr. Francisco Cock Fontanella estudei sobre o processo
de aprendizagem via criatividade defendendo que a aprendizagem é um contínuo
ato de criação que vai se construindo em meio à intenção e imaginação e dessa
forma compreendi que o conhecimento é de natureza multidisciplinar, portanto,
as áreas são mais que organizações da lógica do pensamento, são referenciais
para o trabalho de compreensão e explicação da realidade.
Após
esse período desenvolvi a primeira pesquisa institucionalizada e com bolsistas,
na Cidade de Cametá e Ilha de Carapajó, e como resultado publiquei o artigo “Consciência
Corporal: uma concepção filosófico-pedagógica de apreensão do movimento”
publicado na Revista Brasileira de Ciências do Esporte, em 2001, ano que
iniciei o Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
sob a orientação da Drª Marta Pernambuco. Com a tese sobre a ressignificação do
movimento nas práticas escolares usei os pressupostos de Paulo Freire: o
diálogo e a consciência como processo em permanente construção na relação
cotidiana entre os sujeitos.
A discussão sobre o fenômeno da corporeidade e
do corpo social foi fomentada na docência no Curso de Bacharelado em Música
refletindo sobre a voz “como instrumento musical e a voz que grita por melhores
condições de vida”. No Ensino Superior, junto com Edgar Ketlle, propusemos e
reformulamos a proposta da disciplina Educação Física nos Cursos da
Universidade do Estado do Pará- UEPA e formatamos a disciplina Corporeidade e
Educação. Como docente ministrei a disciplina Educação Física, prática
Esportiva e Corporeidade nos Cursos de Pedagogia, Matemática, Medicina,
Educação Artística e o Bacharelado em Música. Em 2006 e 2007 ministrei a
disciplina Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso no CEDF/UEPA e a partir
daí ministro a disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica.
No
Mestrado em Educação ingressei em 2006 e ministro as disciplinas Educação,
Desenvolvimento Humano e Relações Intersubjetivas,
Educação e Organização do Trabalho Escolar e Seminário de Pesquisa.
Educação e Organização do Trabalho Escolar e Seminário de Pesquisa.
Participei
da reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação
Física-CEDF/UEPA em 1999 e em 2007 e ressalto que os dois processos foram em
franco diálogo com a comunidade, com aqueles que se interessaram, em construir
coletivamente.
Coordenei em momentos decisivos para a
consolidação do CEDF como centro de produção e atenção ao egresso, as
especializações: Curso de Educação Física no Contexto Sócio-Político Amazônico,
Curso de Educação Física Infantil e Escolar - 1ª a 8ª séries. E ministrei
Metodologia do Trabalho Científico na Especialização em Saúde e
Desporto.
Como
docente fui membro do Conselho Superior Universitário- CONSUN. Na Gestão fui
chefa do Departamento de Ginástica, Artes Corporais e Recreação e membro do
CONCEN- Conselho de Centro do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Na
Gestão Superior fui Diretora de Pesquisa
Os
projetos de Pesquisa e Extensão podem ser visualizados na Plataforma Lattes do
CNPq.
Fui
Representante Institucional na UTE- Universidade Técnica de Lisboa e atualmente
no Paidéia- Núcleo de Formação Continuidade professores para o ensino da Arte e
Educação Física. Na Internacionalização da UEPA desenvolvo pesquisas com
Portugal, Chile, Colômbia, Espanha e Equador.
Minhas experiências como nadadora da Tuna Luso, como jogadora de voleibol no Payssandu e com a experiência na Dança no grupo do Colégio Moderno, hoje denominado Cia. Moderno de Dança me trouxe até aqui. Me orgulho da carreira profissional que estou construindo, me orgulho de ser Professora de Educação Física.
Apeasar de não ser aluna da Uepa, conheço o trabalho da professora Marta Genu e com certeza será a melhor opção de voto. Boa sorte
ResponderExcluirMas do que discursos, e propostas - que por vezes podem ser apresentar vazias de sentido - a Profa. Marta tem uma vida profissional acadêmico-científica, que de per si é o suficiente para atestá-la como capacitada e comprometida com os enfrentamentos dos diversos segmentos do CEDF/UEPA! Pra avançar, o nosso voto é UNIFICAR!! DIA 25 DE ABRIL É CHAPA 1 !!!
ResponderExcluirO discurso é bonito, a Marta é qualificada, mas se somente isto fosse o suficiente ela já estaria "ganha". As dificuldades são muitas e os apoios são poucos, espero que caso a senhora venha a ganhar a eleição consiga cumprir pelo menos a metade do que prometera. Há sim só para constar, tente ser mais humilde, pois conhecimento deve gerar humildade com os que "sabem menos" e não arrogância como a maioria faz.
ResponderExcluirFica aqui o desabafo de um eleitor de mente aberta.
Unificar – Candidatura para a Coordenação do CEDF/UEPA
ResponderExcluirBiênio 2012/2014
Ratificando o Plano de trabalho
Eixo 01 - Gestão e Comunicação
Tópico 2- Gestão compartilhada
A Construção coletiva do plano de trabalho com os setores fideliza a gestão e atende os anseios e demandas de cada um dos grupos setoriais organizados na estrutura do CEDF, e acontecerão em Seminários Interativos.
COMPROMISSO DE GESTAO UNIFICAR
concordando com o que Léo Mandoki Jr. disse...
"Em 1988 o meu pai teve câncer no pulmão...ouvimos uma história de que na praia de Itaipu em Niterói havia uma velhinha que preparava um remédio caseiro que curava o câncer. Eu e minha tia fomos pra lá, chegamos de madrugada porque a fila era interminável, e depois de algumas horas acabei conseguindo o tal remedinho milagroso.
Um dia, de madrugada, acordei e fui até a cozinha. Flagrei meu pai jogando o tal remedinho fora e fumando...Pouco tempo depois ele morreu...e eu resolvi que TUDO haveria de mudar. E decidi ir embora do Brasil...hoje em dia, na mesinha do meu escritório tenho uma bíblia, por cima da bíblia um crucifixo e ao lado da bíblia a imagem de São Judas Tadeu.
TUDO isso pra dizer o que?
eu luto com todas as armas...não dispenso armas. Sabe porque? Porque estou sempre em luta e em época de guerra não se limpam espingardas..."
(http://purasimpressoes.blogspot.com.br/2008/11/cada-um-luta-com-as-armas-que-tem.html)