Coordenação Curso Educação Física2012

COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPA 2012/2014. PROFESSORA DOUTORA MARTA GENU.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Formatura 2012. 1 CEDF /UEPA. Palavra da Coordenação





"O fim das certezas", livro do cientista russo ganhador do prêmio Nobel de Química em 1957, Ilya Prigogine, trata de outra lógica no pensamento científico, na representação do mundo e na lida com a sociedade.
Em “Carta para as futuras gerações” o autor propõe a elaboração de argumentos com o objetivo de lutar contra os sentimentos de resignação ou impotência negando o determinismo; insistindo na criatividade em todos os níveis da natureza. O futuro não é dado.
Em pleno início do século XXI e aos 83 anos (ele viria a falecer em 2003 com 86 anos), sua carta faz um balanço do século XX, com toda a segurança de quem a viveu e, demonstra, lucidamente desafios para o século XXI, seus perigos e suas possibilidades (ou como usa no texto “flutuações”), fazendo pensar na responsabilidade que cientistas e seres humanos temos de tentar construir uma sociedade diferente dentro das várias possibilidades que nos aparecem.
Historicamente a formação de professores de Educação Física (EF) tem sido técnico-tática, em que se confundem habilidades características do atleta, do instrutor ou do recreador. A partir da década de 80 e com o Movimento Renovador da Educação Física, advindo com a conjuntura político-social daquela altura, a área faz uma ruptura com as teorias tradicionais, com os modelos tecnicistas e com a finalidade da aptidão física.
Após três décadas, de reconstrução teórica metodológica voltada, para a formação e atuação do professor de Educação Física o que se identifica no campo de intervenção pouco se difere do formato de aula desenhado quando da inserção da disciplina Educação Física na escola brasileira pelos idos de 1800. 
Considerando que a Educação Física sempre esteve vinculada ao pensamento cientifico por meio dos conceitos do funcionamento do corpo, ainda acredita-se nessa assertiva, isto é, o que dá sustentação teórica à EF é o funcionamento do corpo.
O caminho histórico revela a opção da categoria ou comunidade da EF pela ciência biológica e da saúde quando ela própria EF se constitui historicamente de movimentos populares advindos do circo, do teatro e da dança, das manifestações corpóreas de rua.  
A cientificização da EF se dá por meio de uma paisagem cognitiva, num panorama de princípios epistêmicos que sustentou e ainda sustenta a separação sujeito e objeto na perspectiva cartesiana, o que foi revisto durante o movimento renovador e, passa por permanente revisão.
Os “professores que hoje recebem a outorga do grau podem se deparar com ‘‘bifurcações”, e optar por uma das áreas: saúde ou humanas, e essa atitude é determinista e retroage na evolução do pensamento da área.
Ao considerar que as bifurcações são estudadas na física do não equilíbrio, e “aparecem em pontos especiais nos quais a trajetória seguida por um sistema se subdivide em ramos”, todos os ramos são possíveis, mas só um deles será seguido. No geral não se vê apenas uma bifurcação. Elas tendem a surgir em sucessão.
Isso significa que até mesmo nas ciências fundamentais há um elemento temporal, narrativo, e isso constitui o “fim da certeza”.
A experiência da formação no CEDF desde 2004 desconstrói o modelo tradicional e o formato reprodutivista do ensino, essencialmente na área da Educação Física e no Ensino Superior. O fato de ser construída no processo e reelaborada na medida em que as atividades vão sendo cumpridas é desafiador e rico, pois os acadêmicos fazem a formação humana, profissional e politica favorecida pela proposta da organização do conhecimento, em bifurcações. Na incerteza do ato investigativo faço votos que vocês, professores, possam seguir o ramo da totalidade do conhecimento, que não separa que não divide que não cinge o humano.
Porque ao final do curso no CEDF/UEPA é visível a mudança de atitude e comportamento nos acadêmicos, hoje profissionais, o que revela e legitima o conceito da proposta de formação. Para essa coordenação do CEDF é fato: a ampliação da dimensão da prática docente e da formação continuada tendo em vista a necessidade da busca permanente do conhecimento no campo da produção do conhecimento na Educação Física, é evidenciada pela interseção multidisciplinar entre a área da Saúde e a área de Humanas.
Com essas palavras a coordenação do CEDF saúda os novos professores de Educação Física no Pará.

Belém, 27/06/2012
Marta Genú

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