Coordenação Curso Educação Física2012

COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPA 2012/2014. PROFESSORA DOUTORA MARTA GENU.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Quarenta e dois anos de gradativo processo de apropriação do conhecimento para a formação.

                                                                                                                             
O Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará, desde a sua criação em 1970, sofreu tímidas mudanças em sua grade curricular e no que se refere há um olhar mais ampliado sob um enfoque sócio-filosófico foram tímidas vezes e se é que houve mudança foram pouco perceptíveis, se remetendo apenas a mudanças estruturais e pouco significantes, apenas para se adequar ao movimento dos novos dispositivos legais (MANESCHY apud CEDF, 1999).
Em 1999, é divulgado o novo projeto político pedagógico do CEDF/UEPA, na esperança de constituir “um curso emancipatório no sentido de eximir os signos, alienantes e reprodutores impregnados no curso da história, contribuindo para a formação de um sujeito que faz parte dessa história, mas que tenha possibilidades de analisá-la” (CEDF, 1999, p. 9). Tal proposta teve inicio com sua implementação no ano de 2000, em busca dessa ruptura com uma formação profissional reprodutora.
No ano de 2002, o curso passou por um processo de avaliação externa para verificação de suas condições de oferecimento, as conclusões extraídas dessa atividade demonstrou que o sonho de um curso inovador ainda estava distante da realidade, estando “mais suscetível às dissonâncias do que a realização dos sonhos projetados e à consecução dos êxitos esperados” (GUEDES & NINA, 2005, p. 145). Sendo que sobre a organização curricular a avaliação destacou que “o projeto pedagógico anuncia uma perspectiva inovadora da organização curricular sem, no entanto, ter conseguido demonstra-lá”.
Esta avaliação ainda forneceu possibilidades superadoras das contradições existentes, para efeito desse estudo extraímos a que se aproxima da nossa temática, aquela que se refere a indicações estratégicas para indissociabilidade entre teoria e prática em que o documento diz que o coletivo necessita “investir neste sentido, discutindo, amadurecendo e definindo estratégias nas quais os conceitos e os fundamentos das diferentes unidades de ensino sejam articulados, aplicados e vivenciadas em práticas concebida como componente curricular”( GUEDES & NINA, 2005, p.149).
Desde 2006, o CEDF/UEPA vem passando por amplo processo de reestruturação curricular, em que a partir de debates, discussões, consulta de especialistas na área é que vão sendo construídas as novas bases conceituas de reorientação da formação de professores nesse espaço. Esse atual processo foi desencadeado pelo processo de promulgação das novas diretrizes curriculares para área o qual foi somado a grande insatisfação vivida no âmbito do curso pela comunidade acadêmica que busca avanços e superações para essa formação acadêmica
         (Extraído e adaptado de BRITO NETO, 2008.
Projeto de Dissertação de Mestrado em Educação. UEPA)

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