O Curso de Educação Física da
Universidade do Estado do Pará, desde a sua criação em 1970, sofreu tímidas
mudanças em sua grade curricular e no que se refere há um olhar mais ampliado
sob um enfoque sócio-filosófico foram tímidas vezes e se é que houve mudança
foram pouco perceptíveis, se remetendo apenas a mudanças estruturais e pouco
significantes, apenas para se adequar ao movimento dos novos dispositivos
legais (MANESCHY apud CEDF, 1999).
Em 1999, é divulgado o novo projeto
político pedagógico do CEDF/UEPA, na esperança de constituir “um curso
emancipatório no sentido de eximir os signos, alienantes e reprodutores
impregnados no curso da história, contribuindo para a formação de um sujeito
que faz parte dessa história, mas que tenha possibilidades de analisá-la”
(CEDF, 1999, p. 9). Tal proposta teve inicio com sua implementação no ano de
2000, em busca dessa ruptura com uma formação profissional reprodutora.
No ano de 2002, o curso passou por um
processo de avaliação externa para verificação de suas condições de
oferecimento, as conclusões extraídas dessa atividade demonstrou que o sonho de
um curso inovador ainda estava distante da realidade, estando “mais suscetível
às dissonâncias do que a realização dos sonhos projetados e à consecução dos
êxitos esperados” (GUEDES & NINA, 2005, p. 145). Sendo que sobre a
organização curricular a avaliação destacou que “o projeto pedagógico anuncia
uma perspectiva inovadora da organização curricular sem, no entanto, ter
conseguido demonstra-lá”.
Esta avaliação ainda forneceu
possibilidades superadoras das contradições existentes, para efeito desse
estudo extraímos a que se aproxima da nossa temática, aquela que se refere a
indicações estratégicas para indissociabilidade entre teoria e prática em que o
documento diz que o coletivo necessita “investir neste sentido, discutindo,
amadurecendo e definindo estratégias nas quais os conceitos e os fundamentos
das diferentes unidades de ensino sejam articulados, aplicados e vivenciadas em
práticas concebida como componente curricular”( GUEDES & NINA, 2005, p.149).
Desde 2006, o CEDF/UEPA vem passando por
amplo processo de reestruturação curricular, em que a partir de debates,
discussões, consulta de especialistas na área é que vão sendo construídas as
novas bases conceituas de reorientação da formação de professores nesse espaço.
Esse atual processo foi desencadeado pelo processo de promulgação das novas
diretrizes curriculares para área o qual foi somado a grande insatisfação
vivida no âmbito do curso pela comunidade acadêmica que busca avanços e
superações para essa formação acadêmica
(Extraído e adaptado de BRITO NETO, 2008.
Projeto de Dissertação de Mestrado em Educação. UEPA)
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