Coordenação Curso Educação Física2012

COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPA 2012/2014. PROFESSORA DOUTORA MARTA GENU.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Conversa ao pé do ouvido: reflexões para ampliar o debate sobre a formação em Ed. Física

Com o intuito de alargar os espaços e ampliar o debate sobre a reformulação do PPP do CEDF e a formação em EF segue a ponderação: se por um lado temos a competência político-acadêmica com a FORMAÇÃO, por outro lado, temos a atenção com a AÇÃO PROFISSIONAL, e estamos, como categoria, em fóruns (Fórum Nacional de Lic. Ampliada) e movimentos (MNCR) e como Curso de EF (junto com outros cursos no Pará e em outros estados) combatendo os equívocos dispensados à categoria dos professores de EF desde a criação do sistema CREF/CONFEF  (quem é esse ente? como foi criado? quem discutiu sua criação e estatuto? quantos presidentes e diretorias já teve? quem dialoga com ele? que benefícios trouxe para a categoria? que mediação faz com os professores profissionais e o mundo do trabalho? Qual o tipo de acompanhamento na competência de CONSELHO tem feito?).
A responsabilidade da UEPA como IES pública é atender a maior demanda social e qual é essa demanda na subárea da EF? é a escola, são os projetos sociais, é o SUS, é o público! 
Questões para refletir e discutir:
1- Quantas escolas tem no Pará? 
2- Quantas academias tem no Pará?
3- Quais os espaços de inserção profissional do professor de EF?
4- Qual o montante de egressos que migram para outros locais? estados? países?
5- Quem emprega a maioria dos egressos? 
6- Quem subemprega os acadêmicos em estágios não remunerados, ou precarizados?
7- Qual empregador do professor de EF confere direitos trabalhistas, estabilidade profissional, aposentadoria?
8- Como IES Pública devemos priorizar a formação para o mercado de trabalho? Quem dita esse mercado?Quantas vezes teremos que ajustar o currículo para atender o mercado de trabalho?
O conhecimento a ser construído e acumulado na formação em EF tem referência no objeto de estudo da EF, que são as práticas corporais, desdobradas nas diferentes áreas de interesse que vão da escola, lazer, at. física e saúde, treinamento, políticas públicas até a formação profissional.
Por fim, quem define o PPP definitivamente é a comunidade acadêmica tendo como referência parâmetros político-acadêmicos e sociais.
Continuemos....

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