Coordenação Curso Educação Física2012

COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPA 2012/2014. PROFESSORA DOUTORA MARTA GENU.

sábado, 26 de abril de 2014

PORTFÓLIO DA GESTÃO CEDF 2012-2014: ações compartilhadas e estado de vigília permanente

Às vésperas de encerrar a gestão CEDF 2012-2014, começamos a sistematizar o relatório que será socializado com a comunidade/sociedade no dia 30 de maio às 10h e 18h no Auditório do Campus III. No entanto, fazer um tour no Blog e na Página do CEDF no Facebook ou fazer busca no site da UEPA e acompanhar as atas de reuniões, formações, eventos e encontros é conferir e constatar o feito nesses últimos dois anos no CEDF. Para os que efetivamente conviveram e participaram da vida do CEDF basta evocar os acontecimentos.
         


Hoje, o CEDF/ Campus III se configura com as seguintes perspectivas:
- Ensino: Reformulação do PPP; avaliação pelos discentes da metodologia/didática adotada no curso; campo de estágio III e IV no próprio Campus com projeto em andamento; diálogo permanente entre coordenação e discentes com visitas intermitentes nas salas de aula e atendimento individual; PIBID com 40 bolsas; monitoria em todos os campi. 1ª aprovação do CEDF no Ciência Sem Fronteiras. Inserção discente no SUS. Estudo e inserção de egresso para viabilização de Residência Multiprofissional.
- Pesquisa: Levantamento de Projetos em execução junto aos departamentos; 05 PIBIC e 02 IC somente em Belém. Existência de 02 Grupos de Pesquisa cadastrados na PROPESP e CNPq: Ressignificar (formado em 2007 como área de interesse do Mestrado em Educação/UEPA) e Atividade Física, Saúde e Esporte (2012).
- Pós- Graduação: Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal em andamento em Belém e tramitando em Santarém.
- Extensão: Em andamento: Projeto Qualidade de Vida na UEPA; Projeto Ed. Física Inclusiva; Projeto UEPA Solidária; Brinquedoteca; Projeto de Judô para a Comunidade; Escola de Esporte com SEEL, NEL, SEJEL e ADESEFPA (formalizado em campo de Estágio II e III e com a FADESP e tramitando desde 2012 na UEPA.) 
- Laboratórios: LERES (institucionalizado em 2012) com projetos em desenvolvimento e tramitando; LABIO (em processo de institucionalização); Multifuncional com funcionamento parcial e necessidade de ação efetiva com reposição de equipamento;
Espaço de Educação Física Adaptada em REFORMA (ações desenvolvidas na Brinquedoteca);
Ginásio Poliesportivo em funcionamento parcial e finalização de obras;
Biblioteca com orçamento parcial liberado e em processo de finalização;
Ginásio de Ginástica em REFORMA  (ações de formação e extensão desenvolvidas nas quadras externas, sala de Recreação).
- Setor de Eventos e Formação de Recursos Humanos criado em 2012 e incorporado pela Direção CCBS  para todo o Centro.
- CRCA: ação conjunta para regularização de dependências e integralização de créditos.
- Infra-estrutura: ação contínua e cotidiana com a CAD para otimização do espaço e estudos de captação de recursos via projetos e parceiros públicos.
- Interiorização: reuniões semestrais e presenciais; planejamento virtual e ação contínua das atividades nos campi.

No dia 30 de maio o relatório de gestão será apresentado em detalhes com 3 eixos:
1- Compromissos de campanha cumpridos
2- Encaminhamentos em tramite
3- Setores e Ações necessárias para avançar

A gestão CEDF ratifica que o princípio político acadêmico da ação coletiva permitiu e permite o trabalho responsável e coletivo e reflete a possibilidade e realização de uma comunidade.
Começa o movimento de finalização de um ciclo com a certeza de que informação, conhecimento e compartilhamento viabilizam a realização de sonhos coletivos.


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Conversa ao pé do ouvido: reflexões para ampliar o debate sobre a formação em Ed. Física

Com o intuito de alargar os espaços e ampliar o debate sobre a reformulação do PPP do CEDF e a formação em EF segue a ponderação: se por um lado temos a competência político-acadêmica com a FORMAÇÃO, por outro lado, temos a atenção com a AÇÃO PROFISSIONAL, e estamos, como categoria, em fóruns (Fórum Nacional de Lic. Ampliada) e movimentos (MNCR) e como Curso de EF (junto com outros cursos no Pará e em outros estados) combatendo os equívocos dispensados à categoria dos professores de EF desde a criação do sistema CREF/CONFEF  (quem é esse ente? como foi criado? quem discutiu sua criação e estatuto? quantos presidentes e diretorias já teve? quem dialoga com ele? que benefícios trouxe para a categoria? que mediação faz com os professores profissionais e o mundo do trabalho? Qual o tipo de acompanhamento na competência de CONSELHO tem feito?).
A responsabilidade da UEPA como IES pública é atender a maior demanda social e qual é essa demanda na subárea da EF? é a escola, são os projetos sociais, é o SUS, é o público! 
Questões para refletir e discutir:
1- Quantas escolas tem no Pará? 
2- Quantas academias tem no Pará?
3- Quais os espaços de inserção profissional do professor de EF?
4- Qual o montante de egressos que migram para outros locais? estados? países?
5- Quem emprega a maioria dos egressos? 
6- Quem subemprega os acadêmicos em estágios não remunerados, ou precarizados?
7- Qual empregador do professor de EF confere direitos trabalhistas, estabilidade profissional, aposentadoria?
8- Como IES Pública devemos priorizar a formação para o mercado de trabalho? Quem dita esse mercado?Quantas vezes teremos que ajustar o currículo para atender o mercado de trabalho?
O conhecimento a ser construído e acumulado na formação em EF tem referência no objeto de estudo da EF, que são as práticas corporais, desdobradas nas diferentes áreas de interesse que vão da escola, lazer, at. física e saúde, treinamento, políticas públicas até a formação profissional.
Por fim, quem define o PPP definitivamente é a comunidade acadêmica tendo como referência parâmetros político-acadêmicos e sociais.
Continuemos....