Coordenação Curso Educação Física2012

COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEPA 2012/2014. PROFESSORA DOUTORA MARTA GENU.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Passagem, Pessach, Pascua, Pasqua, Pâques,


Como ritual de passagem, que esses quatro dias de recolhimento sejam dias de estar, de pensar, de refletir, de analisar...para o amadurecimento, para a transformação.
Em qualquer língua, em qualquer credo, com toda a esperença que move para a intervenção, renovados e  em busca de um mundo com menos dor e mais alegria. 
www.redencaoplena.com.br
Feliz Páscoa!

domingo, 24 de março de 2013

Resolução que limita atuação de licenciados em Educação Física é inconstitucional

Atenção, abrir em uma nova janela.
Conselhos de Educação Física limitavam atuação dos licenciados às escolas, via Resolução

Após acatar embargos de declaração do Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), a Justiça Federal de Goiás proferiu sentença integrativa declarando ilegal e inconstitucional o artigo 3º da Resolução n° 182/2009 do Conselho Federal de Educação Física (Confef). Por essa norma, a entidade impunha limitação aos licenciados em Educação Física, que ficavam restritos às salas de aulas.
Na Resolução, havia orientação para que nas cédulas de identidade profissional dos licenciados em Educação Física constasse a anotação “atuação em educação básica”.
Com a declaração judicial de inconstitucionalidade, o artigo 3º da Resolução Confef n° 182/2009 torna-se inválido e inaplicável em todo o País. A ação do MPF foi motivada por reclamações apresentadas pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, pelas Faculdades de Educação Física da Universidade Federal de Goiás e da Universidade Estadual de Goiás e por estudantes formandos no curso de Educação Física da PUC/GO e da UFG.
“É necessário esclarecer que a liberdade profissional somente pode ser restringida por meio de lei”, destaca a procuradora da República Mariane Guimarães, autora da ação.

Ministério Público Federal em Goiás
Assessoria de Comunicação
Fones: (62) 3243-5454
E-mail: ascom@prgo.mpf.gov.br
Site: www.prgo.mpf.gov.br
Twitter: http://twitter.com/mpf_go
Facebook: https://www.facebook.com/MPFGoias

terça-feira, 19 de março de 2013

CEDF: AVALIAÇÃO CONTÍNUA E ESTADO DE VIGÍLIA

A gestão compartilhada e interconectada continua atenta as demandas e segue em movimento de retroação  progressivo  ajustando as ações no CEDF. Realizamos ontem, dia 18 de março, as eleições para o Colegiado do Curso com a participação dos docentes de todos os Campi e em atividade sincronizada tudo saiu dentro do planejado. Os coordenadores adjuntos Alessandra (Santarém), Lene (Conceição do Araguaia), Laíne (Altamira) - mesmo assumindo tão recentemente e Olavo (Tucuruí) - mesmo com o feriado no município, foram solícitos nessa ação integradora, assim como têm sido em tantas outras.
Fica nosso agradecimento à Dinar que deixa a coordenação adjunta em Altamira para cuidar de sua capacitação, mas contamos com ela no grupo de trabalho que vem harmonizando intervenções em nome de um CEDF de qualidade.
Nesse início de semestre estamos fazendo o balanço das avaliações setoriais e quero socializar que a atenção ao serviço de alimentação no Campus III continua, estamos atentos e acompanhando o dia a dia, a Profa Josena Kelly começa a integrar a comissão de acompanhamento. Estamos junto à CAD- Coordenação Administartiva do Campus, que está sob a responsabilidade do prof Milton Mateus, atentos a qualidade da água no Parque Aquático e acompanhando as obras no Campus.
Estudos do LABINF e Biblioteca revelam que o noturno tem tido o menor movimento de usuários, entre docentes, acadêmicos e público externo. As planilhas registram que após ás 20h o movimento fica entre 0 e 4-6 usuários, mesmo esses espaços funcionando até 21:30h.
Já visitamos todos os Campi, exceto Altamira, por falta de ajuste na agenda e data viável. Estamos planejando essa visita para o início de Maio. A comissão de reformulação do PPP já está com portaria e fazemos o levantamento de agenda que possibilite a participação dos campi mais distantes.
Começamos a partir de amanhã, a apreciação às propostas para a próxima Reitoria e convoco toda a comunidade para conhecer, participar e inteirar-se do processo para a escolha consciente e que traga enriquecimento acadêmico, político e administartivo para o  CEDF e para a UEPA.
Estamos abertos ao diálogo, sempre procurando as melhoras para a comunidade, de maneira coletiva e em nome de projetos institucionais.
Grande abraço, Marta Genú

sexta-feira, 8 de março de 2013

Crônica sobre Mulheres e cotidiano




Desembarco no aeroporto às 02:10h, vejo a esteira rolando e aguardo a bagagem, enquanto uma senhora recolhe da esteira bolsas enormes de mercadoria para revender...e começo a pensar sobre o que dizer nesse dia 8 de março. Recolho minha mala e caminho para o ponto de táxi, o motorista se dirige a mim e em meio olhar entrego a mala e me dou conta de uma mão com dedos alongados e unhas pintadas em azul com bolinhas brancas e ops...percebo que é a motorista e que na atividade profissional pega a mala e coloca no bagageiro do carro com força e ação calculada.
http://1.bp.blogspot.com/
No caminho para casa reflito sobre esse nosso cotidiano feminino que nos torna mães, professoras, advogadas, motoristas, enfermeiras, secretárias, vendedoras, arquitetas, manicures, diaristas, trabalhadoras! E vem a razão de falar sobre o 8 de março. Chego em casa, e a motorista desce, abre a mala do carro e me entrega, então olho para ela e desejo um bom trabalho na madrugada e feliz dia das mulheres, e ela gentilmente agardece e retribui, com tranquilidade...e eu pensando que essa motorista e tantas outras trabalhadoras que trabalham de dia ou madrugada adentro vivem com o "medo, depressão, fragilidade, bloqueio e falta de criatividade, (que) são sintomas cada vez mais frequentes entre mulheres modernas, assoberbadas com o acúmulo de funções na famíla e na vida profissional" como anuncia Clarissa Estés, psicóloga junguiana, quando caracteriza a mulher transformada pela cultura em animal doméstico.  Enquanto penso/escrevo faço pausa para retirar o esmalte gasto das unhas e isso me permite desenvolver a lógica de pensamento além , é claro, de potencializar o uso do tempo escasso para as tarefas do cotidiano.
Estou lendo Mulheres que correm com os lobos, aos poucos quando sobra tempo, como nos deslocamentos durante os vôos, de Clarissa Estés, e estou gostando do que leio, porque ao fazer recortes no tempo e analogias no espaço, é possível entender essa nossa essência feminina, que a autora propõe resgatar no arquétipo da mulher selvagem, que busca, luta, protege e ama.
Isso demarca esse histórico 8 de março.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Dr. Elenor Kunz no CEDF UEPA dia 11 de março

Autor de Transformação Didático-pedagógica no Esporte Dr. Elenor Kunz    
O Grupo de pesquisa Ressignificar organiza, com a promoção do CCBS/UEPA, a palestra "Desafios teórico-metodológicos entre a formação em Educação Física e a prática do professor" com o Dr. Elenor Kunz, para apreciar o proceso histórico da formação em Educação Física a partir da interseção entre a área das ciências da saúde e biológicas e das ciências humanas e educação.
 Dia 11 de março ás 19:30 no auditório do CEDF.
Entrada gratuita com emissão de declaração de participação.